A retoma competitiva também vai acontecer para os mais pequenos, estando marcado já para este domingo o regresso dos Encontros de Petizes e Traquinas, em Futebol e Futsal. Embora o contexto não permita a realização destes Encontros como habitualmente era feita, com a concentração de todas as equipas de ambos os escalões no mesmo espaço desportivo a jogar futebol ou futsal durante um domingo inteiro, as crianças petizes e traquinas vão poder ter a felicidade de voltar a competir em mini-encontros até ao final desta época desportiva.

Antes da pandemia, cada Encontro era uma grande festa do futebol e futsal de formação, com cerca de 500 crianças habitualmente a participar nos encontros de futebol e 250 no futsal, para além de dos familiares e amigos que enchiam as bancadas e davam um bonito colorido a estas concentrações. Desejando que esses momentos possam regressar com a maior brevidade, a cautela que o momento atual exige levou a AFVR a promover Mini-Encontros, através da separação dos escalões (cada escalão terá Encontros específicos apenas para a sua fixa etária) e, dentro de cada escalão, a divisão das equipas por vários recintos desportivos, evitando assim a aglomeração de pessoas que habitualmente estes eventos proporcionavam.

Os Traquinas entram em ação já este domingo, com os Encontros de futebol a decorrerem em Mondim de Basto, Pedras Salgadas e Peso da Régua (organizados pelo Mondinense FC, Juv. Pedras Salgadas e SC Régua, respetivamente) e o Encontro de futsal a decorrer em Vila Real (organizado pelo Académico Alves Roçadas). Os Petizes têm os seus primeiros Encontros previstos para o dia 30 de Maio.

Semanalmente, a AFVR fará divulgação do programa de cada um dos Encontros, contudo, nunca é de mais recordar que os mesmos serão realizados sem a presença público, de acordo com as normas impostas pelo Governo e pela Direção-Geral de Saúde.