No seguimento das 28 candidaturas apresentadas pelos clubes da AFVR e da avaliação efetuada pela sub-comissão distrital da Associação de Futebol de Vila Real e pela comissão nacional da Federação Portuguesa de Futebol, foram 9 clubes os clubes certificados no distrito, mais 6 do que na época transata, e 6 os clubes reconhecidos como Centros Básico de Formação de Futebol ou Futsal, quando na época passada apenas 3 clubes haviam obtido este reconhecimento como CBFF.

 

O Abambres SC e o GD Chaves, únicos clubes certificados na época passada, ambos no futebol masculino, mantiveram o estatuto de Entidade Formadora 4 estrelas, juntando-se a eles o SC Vila Real que esta época viu também o seu processo de formação do futebol masculino certificado com 4 estrelas. Para além do futebol masculino, o SC Vila Real viu também a sua formação no feminino ser certificada com 3 estrelas, neste que foi o primeiro ano de processo de certificação para o futebol feminino. Para além destes, no futebol masculino destacam-se ainda a ADC Escola Diogo Cão e candidatura conjunta GD Boticas/CDC Montalegre, que obtiveram a certificação como Entidade Formadora 3 estrelas, e o SC Régua que no primeiro ano em que entra no processo conseguiu alcançar a certificação como Escola de Futebol 2 estrelas.

 

No futsal, o CDC Montalegre e a EF Johnson Januário foram os dois clubes do distrito que alcançaram um patamar de certificação, ambos com 3 estrelas. Os dois clubes entraram no processo de certificação na época passada e este ano viram reconhecida qualidade dos seus processo de formação no âmbito do futsal masculino.

 

A destacar, também, há os 6 clubes que obtiveram o reconhecimento como Centro Básico de Formação de Futebol ou Futsal. O mérito destes 6 clubes não é menor que os anteriores, uma vez que pelos requisitos mínimo (número de equipas que cada um tem), praticamente todos eles apenas podiam ser reconhecidos como CBFF, apesar de em termos de pontuação terem excedido os pontos mínimos para este patamar de CBFF. Assim, o GD Vilar Perdizes conseguiu um duplo reconhecimento como centro básico de formação, quer no futebol, quer no futsal. A ADC Constantim e o Mondinense FC também foram reconhecidos como Centro Básico de Formação de Futebol. No Futsal, foram reconhecidos como CBFF a Casa do Povo de Vilarandelo e o GD Boticas (que assim se junta também ao grupo dos clubes que viram mais do que um processo desportivo certificado na mesma época).

 

Para António José Silva, Presidente da AFVR, “estes resultados são motivo de regozijo, pois são reveladores que o processo de certificação está a ajudar os Clubes a melhorar e evoluir os seus processos de formação desportiva, não podendo deixar de destacar e dar os parabéns às estruturas dos clubes pelo extraordinário trabalho que vêm desenvolvendo e cuja evolução é visível de época para época”. O Presidente da AFVR acrescenta, “desde o início que venho a dizer que o processo de certificação é, talvez, o processo mais estruturante de sempre do futebol e futsal português, pelo que é nosso objetivo continuar a ajudar os clubes que já estão no processo a melhorar o seu nível de certificação mas, também, trazer ao processo todos os clubes que ainda a ele não vieram. A sub-comissão de certificação da AFVR não tem medido esforços para fazer com que o processo ajude os clubes a qualificar os seus processos de formação desportiva, e assim vai continuar a ser no futuro.”

 

ENTIDADES FORMADORAS 4 ESTRELAS:

Abambres SC | Futebol Masculino

GD Chaves | Futebol Masculino

SC Vila Real | Futebol Masculino

 

ENTIDADES FORMADORAS 3 ESTRELAS:

ADC Escola Diogo Cão | Futebol Masculino

CDC Montalegre | Futsal Masculino

EF Johnson Januário | Futsal Masculino

GD Boticas/CDC Montalegre | Futebol Masculino

SC Vila Real | Futebol Feminino

 

ESCOLA DE FUTEBOL 2 ESTRELAS:

SC Régua | Futebol Masculino

 

CENTRO BÁSICO DE FORMAÇÃO DE FUTEBOL ou FUTSAL:

ADC Constantim | Futebol Masculino

CP Vilarandelo | Futsal Masculino

GD Boticas | Futsal Masculino

GD Vilar Perdizes | Futebol Masculino

GD Vilar Perdizes | Futsal Masculino

Mondinense FC | Futebol Masculino

 

As restantes 13 candidaturas ficaram “Em processo de certificação”.