A época 2020-2021 vai ter uma nova competição, o Campeonato Distrital de Futebol 7 e Futsal Feminino Sub-15. As equipas participantes neste campeonato vão jogar as duas modalidades, uma vez que dentro do mesmo vão existir duas provas distintas, uma de Futebol 7 e outra de Futsal, nas quais as equipas inscritas têm obrigatoriedade de participação. Assim, num fim-de-semana terão jogo de Futebol e no seguinte de Futsal, e assim sucessivamente, sendo que no final haverá duas equipas campeãs, uma de Futebol 7 e outra de Futsal, com possibilidade de apuramento para as Taças Nacionais da FPF.

 

António José Silva, Presidente da AFVR, entende que “face ao crescimento anual de praticantes do género feminino no nosso distrito, este é o momento de a Associação enquadrar também uma oferta competitiva exclusivamente feminina, para idades de formação”. Refere o presidente, que “há muitas meninas a querer jogar futebol e futsal, sendo que aquelas que não se inibem de o fazer em equipas mistas, com rapazes, estão cada vez mais a vir para a prática, contudo, há muitas meninas que se sentem inibidas por preferirem jogar num contexto exclusivamente feminino e são essas que queremos captar para esta prova. O escalão sub-15 foi propositadamente escolhido para termos uma maior abrangência de faixas etárias, uma vez que podem jogar meninas Iniciadas (sub-15 e sub-14), Infantis (sub-13 e sub-12), Benjamins (sub-11 e sub-10, desde que apresentem exame médico de sobreclassificação, que a AFVR vai ajudar os Clubes a suportar o respetivo custo), e ainda 3 meninas Juvenis (sub-17 e sub-16) em cada ficha técnica de jogo”.

 

No que aos aspetos técnicos diz respeito, Carlos Soares, Diretor Técnico Regional, explica que “a integração das duas modalidades no mesmo campeonato deveu-se ao facto de ser impossível, nesta fase inicial, criar campeonatos independentes e exclusivos de cada modalidade, com um número de equipas que proporcionasse um número de jogos e durabilidade de competição austados aos objetivos de desenvolvimento do futebol e futsal feminino, sendo que é importante aportar às jogadoras (que normalmente iniciam a prática das modalidades mais tarde que os rapazes), uma diversidade de estímulos importantes para o seu desenvolvimento permitindo lhes praticar as duas modalidades para, mais tarde, poderem optar pela prática da modalidade que mais gostarem ou onde forem mais competentes. Também para os Clubes, a prática das duas modalidades vai permitir perceber qual a modalidade mais ajustada para o desenvolvimento da sua prática desportiva e, quando tivermos possibilidade de criar provas específicas de cada modalidade, cada um pode decidir com mais certeza onde se deve inserir”. O Diretor Técnico Regional também falou sobre a escolha do escalão da prova, referindo que “é um escalão que nos permite abranger o máximo de faixas etárias possível, facilitando o recrutamento de jogadoras por parte dos Clubes. Ao mesmo tempo, a partir do escalão de Juniores-A, há oferta competitiva por parte da FPF, onde os Clubes que pretenderem têm a liberdade de se inscrever nos campeonatos nacionais. Desta forma, está garantida a oferta de competições exclusivamente femininas desde as Benjamins até às seniores”.

 

Para este arranque, a Direção da AFVR deliberou um conjunto de apoios às equipas participantes, nomeadamente ao nível de isenção de pagamento de diversas taxas, à oferta de bolas, ao apoio de pagamento de exames médicos de sobreclassificação e ao acesso a cursos de treinadores a preços mais reduzidos para os treinadores destas equipas.

 

Foi também entendido pela Direção da AFVR que era importante criar apoios específicos que pudessem ajudar a reverter a perda de equipas que o Campeonato Distrital de Futsal Sénior Feminino tem registado ao longo dos anos.

 

Para conhecer de forma mais específica a organização e apoios para estas duas provas, consulte as explicações de cada programa no seguinte documento, AQUI