Na sequência da situação pandémica atual, no dia 11 de março a AFVR viu-se obrigada a suspender os cursos de treinadores que tem em ativade nesta época 2019-2020. Futebol e Futsal, UEFA C/Grau I e B/Grau II, são os 4 cursos que a AFVR iniciou em outubro passado e que estavam já na componente de formação Específica aquando da suspensão.

Mais de 2 meses depois, os cursos foram ontem retomados, com as aulas em falta a decorrer por videoconferência, duas em cada dia, de segunda a sexta feira, das 20h às 24h, e as avaliações a serem feitas de forma presencial, uma vez que o auditório da AFVR tem capacidade para 160 pessoas, o que permite cumprir a distância social exigida e, juntamente com outras normas, respeitar as regras de higiene e segurança a que a realização deste tipo de atividades estão atualmente sujeitas.

Carlos Soares, Diretor Técnico da AFVR, diz-nos que “era importante dar uma solução aos formandos para concluírem os seus cursos esta época, sob pena de os mesmos se arrastarem para a próxima época e, como consequência, não conseguirem realizar os seus estágios em 2020-2021”. Sobre o formato encontrado, o Diretor Técnico entende que “não é a forma como queríamos lecionar as disciplinas nucleares do curso, contudo, esta é a melhor solução, talvez a única, face ao momento atual. Os cursos estavam parados há mais de 2 meses. A determinada altura foi autorizada a continuidade das aulas por videoconferência, mas a mesma não contemplava as aulas de Capacidades Motoras, Metodologia de Treino e Técnico-Tática, que eram as unidades formativas que estávamos a lecionar à data de suspensão. Atendendo ao arrastar da suspensão e sem vislumbrar a possibilidade de retomar de aulas presenciais ainda esta época, IDPJ, UEFA e FPF, permitiram-nos a retoma destas disciplinas também por videoconferência”.

A direção do curso, os formadores e os formandos estão empenhados em concluir os cursos da melhor forma. Sobre a possibilidade de utilização futura destas novas tecnologias, Carlos Soares diz-nos que “um dos poucos aspetos positivos desta pandemia foi dar-nos a conhecer, por necessidade, estas plataformas, que certamente nos vão ajudar em cursos futuros. Podem ser uma ajuda, mas não substituem a riqueza das aulas presenciais. No futuro, poderemos vir a utilizá-las em algumas disciplinas, nomeadamente da componente formação Geral, mas nunca em larga escala ou substituindo totalmente aulas presenciais, especialmente na formação Específica”.

Se tudo correr dentro da “normalidade”, os 4 cursos estarão concluídos até 17 de Julho, podendo os formandos avançar para a componente de Estágio na próxima época 2020-2021.