Chama-se “Treino-aos-Montes” e é o mais recente projeto da AFVR. Face ao momento que atualmente se vive, e que levou à paragem das competições e dos treinos em equipa, o gabinete técnico da AFVR estabeleceu contacto com os Clubes filiados no sentido de poderem ser desenvolvidas um conjunto de atividades de treino em casa para que os jogadores e jogadoras do distrito de Vila Real possam manter, e até desenvolver, as suas capacidades e competências desportivas. Segundo o diretor técnico regional da AFVR, Carlos Soares, “foram alguns jogadores e jogadoras das diversas seleções distritais que me contactaram no sentido de lhes desenvolver planos de treino para este período de paragem. Não podia enviar planos sem o devido conhecimento e autorização dos Clubes, pelo que rapidamente estabeleci contacto para conhecer as suas sensibilidades para esta ideia”.

 

A adesão e apoio dos Clubes a este projeto foi clara, como nos explica o diretor técnico da AFVR: “O feedback foi muito positivo da parte de todos. Os Clubes que não estão a desenvolver qualquer proposta de atividade de treino em casa para os seus atletas, mostraram-se extremamente agradados pois esta será uma forma de manter os seus atletas ativos. Os Clubes que já vinham a desenvolver treino em casa também gostaram muito da ideia, pois na perspetiva deles este trabalho pode perfeitamente ser complementar ao que eles já solicitam e até promover diversidade nas atividades propostas”.

 

Resumidamente, Carlos Soares explica-nos em que consiste o Treino-aos-Montes: “A ideia passa por, a cada domingo, remeter a todos os Clubes e atletas participantes o plano de treinos para a semana seguinte, que para além de um determinado número de unidades de treino, terá ainda um desafio semanal. Cada escalão terá um plano de treino próprio, até na perspetiva de as propostas que fizermos estarem ajustadas à sua etapa de desenvolvimento. Uma das questões que se levantou foi o número de treinos semanais a propor. Quisemos manter o respeito por aquele que é o número de treinos semanais que habitualmente estes atletas fazem, mas também não quisemos perder a oportunidade de se poderem desenvolver algumas capacidades e competências neste período. Assim, tentando manter este equilíbrio e tendo ainda em atenção que estas crianças e jovens estão a ter aulas pela chamada “tele-escola”, onde lhes estão a ser pedidos bastantes trabalhos, optamos por 3 treinos semanais dos Petizes aos Infantis e 4 treinos semanais dos Iniciados aos Juniores. Há ainda a salientar que apesar de a maioria do treino ser idêntico para todos os jogadores, quando o mesmo for mais específico da modalidade, nomeadamente a nível técnico, iremos diferenciar as propostas especificamente para o Futebol e para o Futsal. Em cada treino, a partir do escalão de Infantis, haverá também um trabalho extra de 5 a 10 minutos específico para os guarda-redes”.

 

Para garantir que já este domingo é possível fazer chegar aos interessados os vídeos com os planos de treino para a próxima semana, os oito treinadores do gabinete técnico da AFVR estão já a trabalhar com afinco na elaboração e filmagem das tarefas a propor. Até lá, é possível aos Encarregados de Educação fazer a inscrição do seu educando no projeto, para poder receber diretamente os planos de treino semanais.

 

Link para Inscrição – https://forms.gle/GmDqT988KkKkPgcR9

 

Pode ver AQUI o regulamento.

 

Informações[email protected]