A Taça das Regiões é uma prova inter-associações que decorre de duas em duas épocas e através da qual a Federação Portuguesa de Futebol pretende apurar a Associação Distrital que vai representar Portugal na UEFA Regions Cup, competição europeia que se disputa na época 2022-2023. Esta competição nacional decorre em duas fases, uma primeira de âmbito regional que se vai jogar de 28 a 30 de Janeiro de 2022 e uma segunda fase de âmbito nacional, na qual os apurados dos vários grupos da fase regional vão lutar pela vitória e pelo direito a representar Portugal na fase europeia.

A seleção da AF Vila Real tem no seu grupo as congéneres de Aveiro, Bragança e Guarda, sendo que os jogos deste grupo vão ser realizados no distrito de Vila Real.

Com o início dos trabalhos de preparação marcado para o próximo dia 17 de Novembro, o selecionador distrital de futebol, Carlos Soares, entendeu divulgar uma pré-convocatória, que antecede a convocatória para o 1º estágio de preparação. Carlos Soares explica que “esta pré-convocatória teve dois grandes objetivos: o primeiro, foi valorizar o trabalho dos nossos Clubes através da representatividade de todos, demonstrando que eu e os restantes treinadores distritais observamos jogos de todos os Clubes e somos conhecedores da realidade; o segundo, é salvaguardar eventuais indisponibilidades de jogadores em cumprir o plano de preparação definido, como por exemplo, jogadores que estão a estudar fora e que só vêm treinar à 6ª feia e jogar ao fim-de-semana. Deste modo, garantimos que quando tivermos que divulgar a convocatória para o 1º treino, não teremos problemas com a disponibilidade dos jogadores convocados”.

Relativamente à escolha dos jogadores, o selecionador distrital explica que foi definido pela Direção e Gabinete Técnico da AFVR que “este deve ser um espaço para promover o jovem jogador português que joga nas nossas competições distritais, motivo pelo qual definimos que esta seleção será sub-25, ou seja, constituída por jogadores nascidos entre 2002 e 1997”. Carlos Soares, acrescenta que “não obstante as faixa etárias definidas para esta seleção, entendeu-se pré-convocar 2 jogadores nascidos em 1996, ambos Guarda-Redes, tendo em conta a dificuldade de enquadrar jogadores nesta posição dentro das idades pré-definidas. Embora não seja nossa intenção alargar as idades dos jogadores convocáveis, salvaguarda-se a eventual necessidade de recrutar atletas nascidos noutras idades, se da confirmação que pedimos nesta pré-convocatória resultar insuficiência de atletas para determinada posição ou se, ao longo do processo de preparação, verificarmos carência de qualidade em alguma posição. Queremos representar dignamente o distrito, todos os seus clubes, agentes desportivos e jogadores e, para isso, estamos apostados em fazer um trabalho sério, profissional e competente que prepare esta seleção para a elevada exigência que o torneio vai ter”.

A divulgação da convocatória para o 1º estágio de preparação está agendada para o próximo dia 12 de Novembro.

Consulte aqui a Pré-Convocatória e o Plano de Preparação da Seleção Distrital de Futebol Sénior Sub-25.