O Governo Português divulgou, através da sua Resolução nº 19/2021 de 13 março, as regras de levantamento de medidas de confinamento, permitindo a partir de 19/04/2021, a retoma da atividade desportiva das modalidades de risco médio, onde se inclui o futebol e futsal. Esta medida permite, assim, a retoma das atividades nos escalões de formação.


A atividade dos escalões de formação será retomada desde de que se cumpra a orientação nº 036/2020 da DGS, atualizada em 31/03/2021, no qual é obrigatória a apresentação de um resultado negativo num teste laboratorial para SARS-CoV-2, realizado nos termos da Norma 019/2020 da DGS, até 72 horas antes do início das atividades, por parte de todos os praticantes de escalões de formação de modalidades desportivas de médio e alto risco.

Tendo isto em consideração, a Direção da AFVR deliberou:

1. Abrir o prazo de inscrições para os clubes filiados interessados em participar nas provas de formação de futebol e futsal (Juniores A, B, C, D, E, F), com a entrega do boletim de inscrição em anexo, até ao dia 30/04/2021;
2. O formato das provas será definido após se ter conhecimento dos clubes participantes;
3. Salvaguarda-se, desde já, a inexistência de campeões ou títulos, bem como a ausência de subidas e descidas, independentemente do formato que as provas possam vir a ter;
4. Será privilegiada a constituição de séries através da localização geográfica dos clubes;
5. O início das provas está previsto para o dia 15 e 16 maio.

Para apoiar os seus clubes filiados nesta retoma, a Direção da AFVR, deliberou ainda, isentar os clubes da Quotas de inscrição, Quotas de transferência e do valor do cartão de atleta, pagando só o valor do seguro desportivo.

Consulte AQUI o Comunicado Oficial da AFVR.