A AF Vila Real assumiu a responsabilidade pela organização dos jogos do Grupo 2 da 1ª Fase do Torneio Inter-Associações de Futebol 7 Feminino "Sub-16". Para o efeito, o local escolhido foi o Complexo Desportivo de Vila Pouca de Aguiar. Para além da nossa Seleção Distrital, o grupo era integrado pelas congéneres da AF Porto e da AF Aveiro, tendo as 3 equipas proporcionado momentos de excelente futebol ao longo de todo o fim-de-semana, momentos esses que puderam ser observados pela Treinadora Nacional e Selecionadora Sub-16, Prof. Marisa Gomes.

No que aos jogos propriamente ditos diz respeito, a AF Porto mostrou a sua superioridade em relação às concorrentes, tendo vencido ambos os jogos de forma bem clara, por 8-0 frente à AF Vila Real e por 3-0 frente à AF Aveiro. No confronto entre a AF Aveiro e a AF Vila Real, levou a melhor Aveiro, que venceu por 2-0. As 3 equipas seguem agora a sua preparação para a 2ª fase, que se realiza no distrito do Porto entre 17 e 19 de Março, sendo que ao vencer o grupo, a AF Porto ganhou também lugar na disputa pelo titulo desta época. Já Aveiro e Vila Real irão cruzar com os restantes grupos para apuramento da classificação geral final.

O Coordenador Técnico da AF Vila Real e Selecionador de Futebol 7 Feminino, Prof. Carlos Soares, fez o seguinte balanço do torneio:

 "O sorteio não nos foi favorável e sabíamos bem das dificuldades que iríamos ter nesta 1ª Fase. Ambas as Associações nossas adversárias têm bases de recrutamento em nada comparáveis à nossa. Ao mesmo tempo, têm alguns Clubes de referência no panorama do Futebol Feminino, que apostam forte nesta vertente e trabalham bastante bem. Em Vila Real, apesar do aumento do número de praticantes nos últimos anos e do surgimento de equipas de formação exclusivamente femininas, a base ainda é reduzida quando comparada com as nossas duas congéneres e, por força disso, para a obtenção de resultados estamos sempre dependentes das "gerações" terem maior ou menor qualidade. Não obstante, a nossa seleção apresenta também uma enorme heterogeneidade no que às idades das jogadoras diz respeito, tendo a mais velha nascido em 2000 e a mais nova em 2005,algo que não é tão vincado nas equipas que defrontamos. 

No que aos jogos propriamente ditos diz respeito, fiquei muito satisfeito com a prestação no primeiro, contra Aveiro. Recordo que na época transata, Aveiro foi à 2ª Fase disputar o 1º lugar, após ter sido 1º classificado na 1ª Fase, na qual teve no grupo a AF Porto e a AF Braga. As nossas meninas foram muito competentes a defender durante todo o jogo. Na 1ª parte, pouco mais conseguiram fazer do que ser competentes a defender. Fomos para intervalo a perder 1-0, mas poucas mais oportunidades de golo criou Aveiro. Já na 2ª parte, conseguimos também revelar capacidades ofensivas, tivemos oportunidades para empatar mas, como não conseguimos, acabamos por sofrer o 2º golo já nos descontos e quando estávamos balanceados no ataque.

Da parte da tarde, no jogo com o Porto, foi demasiado evidente a diferença de frescura física entre as 2 equipas. Notava-se que as nossas meninas estavam cansadas, já as do Porto, que tinham a vantagem de não terem jogador de manhã como nós, estavam muito mais disponíveis. Esse facto fez com que não conseguíssemos fazer face à velocidade de execução das mais variadas ações por parte das jogadoras do Porto. O maior conhecimento do jogo e assimilação de uma determinada ideia de jogo por parte das nossas adversárias, aliado ao desgaste que nos incapacitava de responder tão rápido como era exigido, levou a que o jogo terminasse com uma diferença tão grande no marcador que, apesar de toda a dedicação e empenho das nossas jogadoras, é justa.

Resta-nos trabalhar, na 2ª fase vamos defrontar seleções de um nível mais idêntico ao nosso e queremos superiorizar-nos. Ao mesmo tempo, e como gosto sempre de frisar, estes torneios devem servir também para nós percebermos que "há vida para além do distrito de Vila Real", querendo com isto dizer que no final de cada evento destes devemos (Associação e Clubes) fazer uma reflexão, procurando retirar deles ilações para o desenvolvimento futuro do Futebol Feminino. Considero que a oportunidade de ter eventos destes no nosso distrito é muito importante também para os dirigentes e treinadores dos nossos Clubes, por isso tenho de confessar que fiquei desanimado ao ver treinadores de equipas da AF Porto e AF Aveiro, que tinham jogadoras nas respetivas seleções, a vir ver os jogos e ao ver que da AF Vila Real foram pouquíssimos os treinadores presentes a assistir. É importante todos nós refletirmos sobre isto, pois só juntos conseguiremos desenvolver o que quer que seja."