Depois da vitória na fase zonal, a seleção distrital de futebol masculino sénior sub-25 começa agora a preparar a participação na fase final da Taça das Regiões, que se realiza entre os dias 22 e 25 de Abril, em Santarém, e que para além da seleção da AFVR conta com a participação das congéneres de Beja, Braga, Lisboa, Ponta Delgada e Santarém.

Para o 1º estágio de preparação, o selecionador distrital de futebol, Carlos Soares, convocou 24 jogadores, referindo que “depois da forma como dignificamos o futebol distrital na fase zonal, o rigor e empenho na preparação da fase final vão ser os mesmos, com o objetivo de termos uma boa prestação. Pese embora o regulamento permitir convocar jogadores amadores, portugueses e estrangeiros, entre os 19 e os 40 anos, do nosso campeonato distrital, no início deste processo ficou definido juntamente com a Direção da AFVR que iríamos procurar valorizar os jogadores portugueses com menos de 25 anos (nascidos entre 1997 e 2002), tal como nas edições anteriores desta prova, desde 2015. No entanto, desde o início que não fechamos a porta à chamada de um ou outro jogador mais velho, mas sempre numa perspetiva de necessidade para acrescentar qualidade a determinada posição onde pudéssemos estar mais ‘carentes’ ou a necessitar das suas características específicas para operacionalizar a nossa ideia de jogo. Foi nessa perspetiva que na fase zonal tivemos um jogador nascido em 1996 e agora convocamos mais um”.

Ainda relativamente a esta convocatória, Carlos Soares refere que “a base desta convocatória são os jogadores que estiveram na fase zonal, com novos jogadores a serem chamados para colmatar a indisponibilidade de alguns jogadores devido a lesões, que se preveem prolongadas e, também, para melhorar a qualidade e competitividade em algumas posições. Na baliza, não poderia deixar de explicar o facto de termos um guarda-redes já ‘bastante’ fora da faixa etária definida. Antes da 1ª convocatória, em novembro, identificamos 3 guarda-redes dentro do perfil que pretendíamos para a posição e da faixa etária definida. Procuramos acrescentar um quarto guarda-redes, nascido em 1996, mas os dois identificados não tinham disponibilidade por motivos profissionais. Então, trabalhamos sempre com 3 guarda-redes, contudo, já perto da fase zonal, um deles sofreu alterações à sua vida profissional e ficou indisponível. Já com os 2 guarda-redes definidos para o torneio, na semana da fase zonal o Ângelo testou positivo à COVID-19, o que nos obrigou a recrutar o Bruno Pini, numa solução de recurso. A disponibilidade dele para se juntar à seleção foi imediata, inclusivamente desmarcando compromissos pessoais já agendados, pelo que não o podíamos excluir do grupo apenas pelo fator ‘idade’ sendo que, assim, vai lutar por um lugar com o Capela e o Ângelo, que já trabalham connosco desde Novembro”.

Carlos Soares termina, salientando que “não obstante a brilhante prestação na fase zonal, todos estes jogadores partem em pé de igualdade para conseguir integrar os 20 convocados que representarão o nosso distrito na fase final. Avaliaremos estes 24 jogadores nos treinos da seleção e continuaremos a observar outros jogadores nos jogos dos Clubes, não estando excluída a chamada de jogadores que não constam nesta 1ª convocatória se acharmos que podem acrescentar mais do que algum destes 24. Só na semana do torneio fecharemos os 20 convocados”.

Convocatória para o 2º Jogo de Preparação e para os 4º e 5º Estágios de Preparação da Seleção Distrital de Futebol Masculino Sénior Sub-25, de preparação para a FASE FINAL. 

 2º Jogo de Preparação| 18 de abril| Estádio da Portelinha 

4º Estágio de Preparação |19 de abril *  

5º Estágio de Preparação |20 de abril *  

*Local: Complexo Desportivo de Vila Pouca de Aguiar 

Consulte aqui a Convocatória e o Plano de Preparação da Seleção Distrital de Futebol Sénior Sub-25.


#AFVRsomosTodos